CORDA BAMBA
UMA NOVELA DE HEYNER MERCADO
INSPIRADA NAS OBRAS DE GLÓRIA PEREZ, CASSIANO GABUS MENDES, MARIA ADELAIDE AMARAL E VINCENT VILLARI.
NÚCLEOS E PERSONAGENS:
NÚCLEO FAMÍLIA E VIZINHOS DE CRISTINA:
1 CRISTINA BLANCO OLIVEIRA: Uma jovem mulher, independente e dona de uma clínica pediátrica que trata de crianças com câncer. À beira de completar 30 anos, é noiva de Hugo há 3 anos, mas não o ama verdadeiramente, vendo em Hugo apenas seu melhor amigo. Foi abandonada no passado por seu grande amor, Vitório, quando ele precisou se mudar para a Itália a pedido de seus pais, italianos. Semanas antes do casamento com Hugo, Vitório ressurge e deixa Cristina certa de que não deve se casar com Hugo, o que leva ela a fugir com Vitório para uma fazenda pertencente à família de Vitório, no interior de SP. Apesar de ter deixado um rastro de tristeza e preocupação, repassa as suas funções na clínica à irmã mais nova Daniella e tenta refazer a vida ao lado de seu grande amor. Porém, acometida de uma doença, Cristina aos poucos começa a perder a visão e só poderá ser salva da completa cegueira se for submetida a um transplante de córneas e retinas, num procedimento pouco convencional e quase experimental. Tal infortúnio abala profundamente sua relação com Vitório, pois ele insiste que ela deve ir para a fila do transplante, mas ela não se conforma de ter de esperar que alguém tenha que morrer para que ela possa não ficar completamente cega. Hugo, se aproveitando da fragilidade de sua ex noiva, acaba por sua vez se revelando um homem egoísta que está disposto a fazer de tudo para manter Cristina por perto, nem que para isso ela fique permanentemente cega. Seu pai, Sérgio, percebe que o ex genro está tentando isolar a filha de tudo e passa assim a travar uma silenciosa batalha para que a filha vá para a fila do transplante.
2 DANIELLA BLANCO OLIVEIRA: Atriz, cantora e dançarina de teatro, se vê forçada a largar seu ofício para tomar frente da clínica aberta por sua irmã Cristina. Aos 22 anos, é uma jovem mulher cheia de vida e sonhos, não considerando entrar em nenhum relacionamento, não apenas por se espelhar na irmã independente, mas também por não confiar nos homens e crer que todos, em algum momento, se revelarão abusadores. Sua aversão a relacionamentos afetivos profundos com homens está ligada a uma tragédia ocorrida antes mesmo dela nascer: sua tia, que tinha o mesmo nome e o mesmo ofício, foi assassinada em circunstâncias obscuras que envolvem relacionamentos abusivos. Sabendo dessa história trágica em sua família, Daniella se esquiva de qualquer envolvimento afetivo com homens. Mas seu destino mudará quando conhecer o médico residente Gustavo, um ano mais velho que ela. Os dois se apaixonam perdidamente, ainda que Daniella faça o possível para não se mostrar tão entregue quanto ele. O que ela não sabe, no entanto, é que Gustavo saiu praticamente fugido de Belo Horizonte, sua terra natal, tentando escapar da fúria de sua ex noiva Patrícia, que havia sido sua namorada desde o ensino médio. A mulher não soube aceitar o fim do relacionamento deles e prometeu que ele não seria de mais ninguém. Daniella acaba descobrindo o que Gustavo esconde dela, mas acaba acreditando que o abusivo na relação foi Gustavo e não Patrícia, que acaba se aproximando dela.
3 SÉRGIO MAGALHÃES OLIVEIRA: Pai de Cristina e Daniella. Um homem extremamente bondoso e prestativo, que procura mais observar do que julgar. No entanto, se decepcionará fortemente com sua primogênita quando Cristina largar tudo para retomar seu romance mal resolvido com Vitório. Confrontado por essa decepção, Sérgio passa a se questionar sobre até que ponto ele sabe conviver com a liberdade e individualidade de suas filhas. Confronta-se também com a constatação de que ele sempre preferiu a filha mais velha à caçula e que não há mais como negar o fato, depois que se vê confrontado com a manifestação da liberdade de Cristina, algo que ele não consegue digerir bem a princípio. No entanto, com a doença degenerativa que aos poucos tira a visão de sua filha, Sérgio acaba encontrando a oportunidade de enxergar seus próprios erros passados na relação abusiva que Hugo, de orgulho ferido, tenta estabelecer com Cristina.
4 MARILU BLANCO OLIVEIRA (NICOLE): Mãe de Cristina e Daniella, esposa de Sérgio. Uma mulher vaidosa e sempre antenada nas últimas tendências da moda, adotou o nome Nicole por ter vergonha de seu nome de batismo. Mãe extremada, sempre vê o lado bom de suas filhas e por isso acaba entrando em constantes brigas com Sérgio, que frequentemente critica o comportamento de Daniella. Durante as brigas, Sérgio chama Nicole de Marilu, o que a deixa furiosa, garantindo momentos no mínimo divertidos. Dona de uma personalidade forte, está disposta a qualquer coisa para defender suas filhas, mas demora para ver a maldade nas pessoas e critica Sérgio por ele se voltar contra Hugo.
5 MARGARIDA DA SILVEIRA: Vizinha de Nicole e Sérgio, tem dois filhos, Carla e Érico. A filha mais velha e Carla e Érico está viajando pelo mundo em busca de inspiração. Margarida criou os filhos sem o pai, que os abandonou quando eles ainda eram muito pequenos. Sempre na defensiva, evita se envolver com qualquer homem e passou a se ver apenas como mãe, se esquecendo da mulher que um dia foi. Apesar disso, é muito querida por todos.
6 CARLA DA SILVEIRA: Filha mais velha de Margarida, sonha em ser juíza. Extremamente dedicada aos estudos, fica completamente balançada por Gustavo quando este passa a frequentar a casa dos vizinhos, por conta de seu namoro com Daniella. Porém, por ser muito tímida, termina por nutrir uma paixão platônica por ele, jamais confessando nem mesmo à sua mãe sobre o que sente. Sonhadora, no fundo acredita no homem perfeito e que ele seja Gustavo. Porém, ao longo da trama, ela vai conhecer um rapaz, que passa a se corresponder com ela pela internet. Inicialmente os dois estarão distantes, mas as coisas podem mudar com o tempo.
7 ÉRICO DA SILVEIRA: Filho caçula de Margarida, é um rapaz de 19 anos extremamente culto e observador da vida e da natureza humana. Entristecido por ver o rumo de tantas coisas erradas no mundo, faz deliberdamente a opção de ser uma pessoa triste, mas por trás de sua aparência fechada, sorumbática e até mesmo intimidadora, existe uma alma extremamente sensível, mas por ser tão inseguro, acredita que jamais vai ser merecedor do amor de ninguém além do amor de sua mãe.
8 HUMBERTO CARDOSO MALTA: Vizinho de Margarida, Nicole e Sérgio, é dono do bar Ilha de Malta, ponto de encontro da vizinhança. Sujeito boa praça, de formação extremamente rígida e com passado militar, tem extrema dificuldade de lidar com o filho Guilherme, que apesar de ser um rapaz correto, é bissexual. Por ser conservador, Humberto se vê constantemente confrontado diante da liberdade do filho, tentando cerceá-la. Mas não faz isso por mal: acredita estar fazendo o melhor por ele, sem perceber que está jogando no filho apenas projeções e frustrações sobre o que ele não conquistou na vida.
9 ARMÊNIA BORDIGNON MALTA: Esposa de Humberto e mãe de Guilherme, também é sócia do negócio do marido. Extremamente organizada e metódica, é responsável por manter as finanças do estabelecimento nos conformes, pois se dependesse do marido, ele permitiria que a vizinhança inteira comprasse fiado. Casou-se por amor a Humberto, mas é uma pessoa completamente oposta a ele, sendo de esquerda e defensora da liberdade das pessoas, a começar pelo próprio filho. Tem muita paciência com o marido, inclusive para disfarçar diante do filho a reprovação do pai em relação à sua orientação sexual.
10 GUILHERME BORDIGNON MALTA: Filho de Armênia e Humberto, é um rapaz de 20 anos cheio de energia e sempre disposto a ajudar os necessitados, seja com bens materiais ou com apoio emocional. Seu pai Humberto se escandaliza pela generosidade do filho depois de saber que ele é bissexual, acreditando que o filho teria envolvimento sexual com todas as pessoas que ajuda. Na realidade, Guilherme nunca se envolveu afetivamente com ninguém e não vê malícia em tudo como o pai. Margarida, sabendo disso, tenta poupar o filho de saber das coisas que seu pai imagina a seu respeito.
NÚCLEO FAMÍLIA DE HUGO:
11 HUGO GUIMARÃES DI FIORI: Filho mais velho da matriarca Bernadete di Fiori, uma dama da alta sociedade carioca, sempre teve nas mãos tudo o que queria, materialmente. Envolve-se com Cristina após os dois se conhecerem em uma boate e desde então namora com ela, planejando casamento. No entanto, é abandonado semanas antes do casamento, pois Cristina terminou por fugir com seu grande amor Vitório. A princípio entra em profunda depressão, mas vê sua esperança voltar quando Cristina é acometida de uma doença degenerativa que poderá deixá-la cega, o que destrói o relacionamento dos sonhos dela com Vitório. No entanto, Hugo demonstra ter uma espécie de obsessão por Cristina, querendo por perto a qualquer custo, por puro sentimento de que as coisas e as pessoas lhe pertencem. Na verdade, essa insistência não vem espontaneamente dele, mas sim de quem o manipula. Sua vida muda drasticamente a partir da chegada de Valéria na casa.
12 BERNADETE DI FIORI: Mãe de Hugo e Leonardo, é uma mulher elegante, sóbria e muito ligada às aparências na high society carioca. Mantém um casamento de conveniência com Leopoldo, que na verdade é, essencialmente, seu grande amigo de toda uma vida. No passado foi apaixonada por Sérgio, que acabou por se apaixonar e se casar com sua amiga Nicole. Aceitou resignada o destino que lhe foi reservado e não tem grandes sonhos em relação a si mesma, mas projeta nos filhos, principalmente no filho mais jovem, Leonardo, uma vida perfeita que ela nunca teve. Sonha com netos e que Leonardo se case com uma boa mulher, mas não faz ideia de que a decisão do caçula de se mudar para Belo Horizonte foi parte de uma exigência de Leopoldo, receoso de que a esposa soubesse da homossexualidade e com isso tivesse sua frágil saúde agravada. Bernadete sofre de problemas cardíacos, o que faz com que Leopoldo busque poupá-la de qualquer emoção mais intensa. No entanto, uma tragédia se abaterá sobre a família e mudará o rumo da vida de todos na casa.
13 LEOPOLDO DI FIORI: Um homem extremamente religioso, católico devoto e muito preocupado com a imagem pública de sua família. Expulsou às escondidas o filho caçula de casa, coagindo-o a dizer que estava partindo para Minas Gerais por vontade própria. Nunca deixou faltar materialmente nada ao filho rejeitado, mas falhou afetivamente com o filho desde sempre e não soube lidar com a revelação de sua homossexualidade. Um homem endurecido pelas suas próprias convicções inabaláveis, que verá sua vida e de sua família tomar um rumo fora de controle depois de uma tragédia.
14 LEONARDO DI FIORI: Filho caçula de Bernadete e Leopoldo, acabou se mudando para Belo Horizonte aos 18 anos, obrigado por seu pai e temendo que sua mãe se decepcionasse com a descoberta de sua homossexualidade. Em Belo Horizonte, termina por arranjar emprego como animador de festas infantis e aproveita as horas vagas para levar alegria a crianças hospitalizadas. Também é por lá que conhece Flavinho, enfermeiro de um hospital. Os dois se apaixonam e passam a viver juntos, dividindo ainda a casa com Valéria, que ficou sozinha na cidade desde que seu único irmão Gustavo mudou-se para o Rio de Janeiro para trabalhar na clínica de Cristina. Os três vivem uma vida tranquila, até que uma série de acontecimentos culmina numa tragédia: rumando para o Rio de Janeiro após saber que sua mãe teve uma crise que a levou à internação e levando Valéria junto depois que esta sofre uma dura decepção amorosa, Leonardo acaba sofrendo um acidente de carro ao desviar de uma tora de madeira que se soltou de um caminhão na pista. Leonardo morre no acidente e Valéria, grávida, sobrevive.
15 FLÁVIO DE LEON (FLAVINHO): Namorado de Leonardo, leva uma vida pacata em Belo Horizonte ao lado do namorado e de sua melhor amiga Valéria, que mora junto deles desde que seu único parente vivo, seu irmão Gustavo, mudou-se para o Rio de Janeiro. Dono de uma alma leve e sempre otimista, Flavinho não fala muito sobre seu sofrido passado, quando acabou expulso de casa por sua mãe, que não suportou as pressões de seu marido, padrasto de Flavinho, para que ele sumisse no mundo depois de assumir gay, para não “contaminar” os irmãos. A afinidade entre ele e Valéria ocorre justamente no momento que os dois se veem sozinhos no mundo. Vive uma vida de casado e extremamente harmoniosa ao lado de Leonardo. No entanto, a trágica morte do grande amor de sua vida o devasta. Acaba sendo chamado para morar na mansão dos di Fiori para tentar dissuadir Valéria de contar toda a verdade sobre a farsa arquitetada por Leopoldo para poupar Bernadete de fortes emoções. Flavinho acaba, com o tempo, se tornando um segundo filho para Bernadete, sem que ela saiba que na verdade Flavinho era namorado de seu falecido filho Leonardo.
16 GIOVANNA SALGADO: Sócia de Hugo na empresa que ambos abriram para agenciar aspirantes a modelo. Uma mulher na beira dos quarenta anos, aparentemente independente e dona de si. Ao decorrer da trama vai se revelar como amante de Hugo e responsável pela ascensão profissional dele, já que quando eles se conheceram, Hugo não queria saber de trabalhar, o que causava grande preocupação a seus pais. Giovanna está por trás de parte da insistência de Hugo em se casar com Cristina, a quem ama de fato, mas não está tão certo de querer se casar. Extremamente controladora, Giovanna comporta-se como um semideus, que decide o rumo e o destino das pessoas. Giovana só não conta com o fato de que as coisas fatalmente vão sair do seu controle após a tragédia que resultou na morte de Leonardo e na vinda de Valéria e Flavinho para a mansão dos di Fiori. É a partir desse momento que Giovanna vai aos poucos revelar sua real face a todos.
NÚCLEO GUSTAVO/VALÉRIA:
17 GUSTAVO VARELA DE ANDRADE: Jovem médico, sempre sonhou com a profissão, desde que seus pais morreram num curto espaço de tempo, acometidos de uma misteriosa doença. Foi criado com sua irmã Valéria, dois anos mais jovem, por sua avó materna, que acabou falecendo pouco depois de Gustavo completar 18 anos, o que fez dele responsável legal pela irmã até que ela atingisse a maioridade. Acabou se mudando para o Rio de Janeiro para fazer residência na clínica de Cristina e Valéria decidiu mudar-se para a casa de Flavinho, seu melhor amigo. Antes de deixar Minas Gerais, Gustavo terminou seu longo namoro com Patrícia, sua namorada desde a adolescência. Patrícia não aceitou o fim do relacionamento e reagiu muito mal, reafirmando que se Gustavo não fosse dela, não haveria de ser de mais ninguém. Muito reservado, Gustavo tenta ocultar as partes dolorosas de seu passado até mesmo de Daniella, por quem se apaixona quando esta assume o comando da clínica de Cristina, sua irmã mais velha.
18 VALÉRIA VARELA DE ANDRADE: Única irmã de Gustavo, Valéria é uma jovem mulher leve, determinada e sonha com um futuro brilhante e sem depender de homem nenhum. Conhece seu melhor amigo Flavinho quando seu irmão Gustavo deixa Belo Horizonte e procura um lugar para ficar, tornando-se também grande amiga de Leonardo, namorado de Flavinho. Acaba se envolvendo com William, um rapaz que sempre deu a entender ser tão pobre quanto ela e, após meses de relacionamento, se descobre grávida, mas é surpreendida pela reação intempestiva de William, que revela ser rico e herdeiro de uma das maiores fortunas de Minas Gerais, pertencente a seu pai, Mauro. Perplexa e decepcionada com o amado, Valéria o procura no dia seguinte mentindo que a gravidez foi alarme falso e que não há motivos para ele se preocupar com a preciosa fortuna dele. Poucos dias depois, Valéria deixa Minas Gerais de carona com Leonardo, a fim de ficar onde o irmão mora no Rio de Janeiro, só que uma tragédia no meio do caminho vai mudar para sempre o rumo de sua vida.
19 WILLIAM DE SOUZA MARTÍNEZ: Namorado de Valéria no começo da trama, é um jovem homem na faixa dos 25 anos que nunca deu muita importância para o fato de ser rico, mas que foi endurecido pela vida ao perceber que muitas pessoas se aproximaram dele apenas por interesse e de olho nas vantagens que poderiam tirar disso. Tais decepções o levaram ao extremo de esconder de sua amada sua real origem, o que faz com que ele finja ser pobre. Quando fica sabendo da gravidez de Valéria, acredita que ela tenha descoberto sobre sua família e que queira lhe dar o golpe do baú e insulta a namorada com as desconfianças, o que determina o fim do relacionamento entre eles. Voltará ao decorrer da trama, quando descobrir que a gravidez de Valéria era real e que o filho dos dois já nasceu.
20 PATRÍCIA PIMENTEL: Namorada desde a adolescência de Gustavo. Mora sozinha em Belo Horizonte desde que foi emancipada pelos pais, de Ouro Preto, ainda bastante jovem. Dona de uma personalidade forte e decidida, projetou em Gustavo o marido ideal e planeja filhos e família com ele. No entanto, sua personalidade forte também revela uma atitude ciumenta, insegura e paranóica ao extremo, o que causou inúmeras brigas ao longo dos anos e causou barracos públicos, o que foi desgastando pouco a pouco a relação dela com Gustavo, que decidiu terminar com ela ao se dar conta que a paixão por si só não bastava. Inconformada, Patrícia promete não dar paz a Gustavo e nem permitir que ele se envolva com qualquer pessoa se não for ela.
NÚCLEO FÁBIO/ELISABETE/MAURÍCIO:
21 FÁBIO MAGALHÃES NETTO: Um renomado perito criminal, leva uma vida pessoal atrapalhada e caótica. Casou-se com Elisabete assim que saiu da faculdade e com ela teve Maurício, filho único. Com o passar dos anos, Fábio se deu por conta de que nunca amou Elisabete o suficiente para manter o casamento, mas Elisabete, perdidamente apaixonada pelo marido desde sempre, o convenceu a não se separar, dizendo-se disposta a suportar qualquer coisa, com a condição de não haver segredos entre eles, e assim Fábio o fez: nunca deixou de contar à esposa sobre seus fugazes casos extraconjugais. Elisabete, por sua vez, nunca se sentiu ameaçada por nenhuma delas, até a chegada de Arlete, por quem Fábio sente um amor nunca antes experimentado. Decidido a jogar limpo com Elisabete, Fábio está prestes a pedir o divórcio quando uma tragédia resulta na prematura morte de Arlete.
22 ELISABETE FARIA NETTO: Uma mulher fora do seu tempo, mesmo não sendo religiosa, acredita que casamento foi feito para durar a vida inteira e faz de tudo para que seu casamento com Fábio seja mantido, mesmo que para isso ela se prive da vida de casal com ele. Durante anos ela aceitou que Fábio procurasse outras mulheres e inclusive o estimulou a isso, mas sente-se ameaçada quando percebe que o marido está apaixonado por Arlete como nunca esteve apaixonado nem mesmo por ela, no começo de tudo. Desesperada com a possibilidade de ele pedir o divórcio, se escuda no filho Maurício, tentando manipular o filho para que ele convença o pai de que Elisabete não consegue viver sem ele. Maurício, no entanto, está mais interessado em sua própria vida do que em mediar os conflitos entre os pais. Com a inesperada e trágica morte de Arlete, Elisabete vê nisso uma oportunidade de reconquistar o marido, só que já é tarde demais: ao saber que as córneas de Arlete foram doadas a uma jovem mulher, Fábio trava uma interminável investigação até encontrar a moça, que é Cristina.
23 MAURÍCIO MAGALHÃES NETTO: Filho de Fábio e Elisabete, é um jovem homem sereno e focado em si mesmo, não dando muita importância para os arroubos emocionais de sua mãe. No entanto, acabará sendo o grande apoio emocional de sua mãe quando a separação de seus pais se mostrar inevitável. Estudante de direito, pensa em se especializar na defesa de presos por motivos obscuros ou injustos. Assim, aos poucos a sua vocação para investigador vai se revelando.
NÚCLEO ARLETE/JOSÉ/MARIA SUSANA
24 ARLETE LOMBARDI RICCI: Irmã mais nova de José, é uma mulher que sempre seguiu o coração e os instintos, ignorando a razão. Apaixona-se perdidamente por Fábio e é correspondida, convencendo o amado de que ele deve se separar de Elisabete e se casar com ela. Só que no momento mais feliz de sua vida, Arlete morre ao ser atingida por uma placa de concreto caída de uma obra inacabada da prefeitura. Suas córneas serão doadas para Cristina, que já estará esperando por um transplante quando a fatalidade acontecer.
25 JOSÉ LOMBARDI RICCI: Irmão mais velho de Arlete, é extremamente apegado à irmã e fica inconformado com a morte da irmã, opondo-se inicialmente que os órgãos de Arlete sejam doados, porém é chamado à razão pela sua mãe, dona Idalina, que relembra que Arlete manifestou em vida a vontade de doar seus órgãos e havia se cadastrado como doadora. Ainda assim, José resolve travar uma luta contra os políticos corruptos que superfaturam obras e ainda assim compram material de origem duvidosa, o que acabou causando a morte de Arlete. Acaba envolvendo-se com política, ao mesmo tempo que sua vida pessoal desmorona em meio a questões mal resolvidas com sua esposa Maria Susana.
26 MARIA SUSANA BLOCH RICCI: Esposa de José, aguenta calada durante seis anos as desconfianças do marido em relação a Miguel, filho deles, nascido após muitas tentativas frustradas de Maria Susana de engravidar. Miguel nasceu negro e gera a desconfiança em José de que a criança possa não ser seu filho legítimo, por mais que José saiba que o pai de Maria Susana era negro. Durante todos os anos desde o nascimento de Miguel, manteve-se um desconfortável silêncio em relação ao assunto, mas após a morte de Arlete, Maria Susana explode e joga na cara as desconfianças do marido, farta de aguentar calada o racismo velado dele com o próprio filho. Aos poucos a relação vai se desgastando de maneira irreversível, mesmo após a confirmação de que Miguel é filho legítimo de José. Maria Susana passa então a questionar se deve permanecer junto a um homem que foi capaz de duvidar por tanto tempo dela e esse pode ser um caminho sem chances de reconciliação.
27 MIGUEL BLOCH RICCI: Filho de José e Maria Susana, nutre verdadeira adoração pelo pai e acaba revoltando-se contra sua mãe a cada briga entre seus pais. Com toda a pureza própria de uma criança, é incapaz de perceber o que motiva o inevitável desgaste da relação de seus pais. Quando passar a compreender o racismo que o cerca, inclusive em casa, sua percepção das coisas vai aos poucos se modificando e o seu grande herói se revela não apenas um ser demasiadamente humano e falho, mas também um pai capaz de sentir vergonha do próprio filho por causa de sua cor.
28 IDALINA LOMBARDI RICCI: Mãe de José e Arlete, apesar de sofrer com a morte prematura de sua filha caçula, procura se manter serena diante de tudo e respeitar as vontades da filha manifestadas e oficializadas em vida, permitindo assim que os órgãos de Arlete fossem doados, incluindo as córneas que devolverão a visão para Cristina. Acabará ajudando Fábio a localizar o paradeiro de Cristina e acabará se afeiçoando à moça, como se estivesse tentando de alguma forma substituir a filha morta em seu coração.
NÚCLEO AGÊNCIA DE MODELOS NATURAL HIGH:
29 GLÓRIA KRONENBERG: Sócia majoritária da agência criada por Giovanna e Hugo, inicialmente aparece pouco. Mulher extremamente focada no profissional, é calada, reservada e procura não julgar antes de observar tudo e todos com muita atenção. Aos poucos percebe que há algo de muito errado com Giovanna, mas se mantém calada a respeito do que percebe por não se sentir no direito de se meter na vida de ninguém, nem mesmo na vida de sua amiga. Ainda assim, Glória se percebe confrontada a falar sobre o que percebe às pessoas próximas quando Giovanna, ferida pela rejeição de Hugo, decide arranjar um súbito casamento com Ricardo, funcionário da agência que sempre foi apaixonado por ela.
30 RICARDO HILLESHEIM: Funcionário da agência Natural High, é booker e administrador. Teve um namoro anos atrás com Glória, que permanece apaixonada por ele, mas ele nem desconfia. Glória se mantém calada por apreço à amizade que os une e por acreditar que o amor verdadeiro liberta e quer ver quem se ama feliz. Ricardo, por sua vez, se apaixona por Giovanna, sem saber que acabará sendo utilizado como se fosse uma mera peça de um jogo por Giovanna. Glória tenta alertar seu amigo, mas Ricardo acaba insultando e ofendendo Glória acusando-a de não admitir vê-lo seguir adiante com outra mulher.
31 MÔNICA RODRIGUES GARCIA: Coach de aspirantes a modelo, trabalha para a Natural High e ama o que faz. De alma extremamente bondosa e sempre disposta a ver o que todos tem de melhor, não deixa mesmo assim de perceber quando alguém está agindo de má-fé. Ainda assim, por seu temperamento doce, é considerada uma mãezona pelos aspirantes a modelo que passam uma temporada morando em sua casa.
32 ALEXANDRE TEIXEIRA SANTANA: Aspirante a modelo vindo do Rio Grande do Sul, é um rapaz tímido e vive na defensiva. Conforme convive com Mônica e com o pessoal que divide a moradia com ele, vai se abrindo mais para a vida e para as possibilidades.
33 BRUNO SALMERÓN: Aspirante a modelo argentino que vive há anos no Brasil, tem uma índole extremamente competitiva e sempre pensa que alguém está querendo puxar seu tapete, mas no final das contas, quem acaba armando situações para prejudicar seus colegas é ele mesmo.
34 GEÓRGIA BORGES: Aspirante a modelo extremamente focada na sua futura carreira, acaba por se envolver com Bruno e tenta dissuadí-lo da ideia de perseguir os moradores da casa.
35 RAPHAELA NAPOLI: Modelo em ascensão, decidiu permanecer a morar na casa de Mônica para ajudar aspirantes a se sentirem mais confiantes diante das primeiras exigências da carreira.
_
SEM NÚCLEO:
36 VITÓRIO PIERINO FONTANA: Primeiro namorado de Cristina e grande amor da vida dela até então, é filho de italianos que retornaram à Itália ainda durante a adolescência de Vitório, que decidiu ficar no Brasil por ter toda sua vida estabelecida no Rio de Janeiro. Sem dar maiores explicações, Vitório comunica a Cristina que vai precisar se mudar para a Itália e que ela não poderá ir junto, deixando-a desiludida e desamparada no Brasil. 3 anos depois, assim como partiu de repente, volta sem se anunciar, causando uma reviravolta na vida de Cristina, então de casamento marcado com Hugo. Ao longo da trama, sua participação desaparece com um novo retorno à Itália, voltando na reta final para justificar mistérios não resolvidos.
37 MADAME MARIE (MARIA FERNANDA REBELLO): Misteriosa e rica senhora de meia idade que circula entre a alta sociedade carioca e em algum momento, participa da vida de todos os personagens. De passado obscuro, é uma sensitiva nata que lê cartas de tarô e aconselha a vida de quem a procura, sem cobrar nada por isso. Quando perguntada sobre sua vida antes de se tornar rica, se esquiva e nunca responde coisa com coisa.
38 IDINA BRIGITTE MOUTON: Exuberante mulher francesa que vive desde a adolescência no Brasil. Negra, luta contra o racismo estrutural na sociedade, sendo advogada de presos injustamente por conta de falsos flagrantes e classe social. Acabará por conhecer José no momento mais turbulento da vida dele e será de fundamental ajuda para que José vença o próprio racismo. Conforme a amizade dos dois cresce, surge também um amor entre os dois.
39 MAURO DE SOUZA MARTÍNEZ: Pai de William, é um dos homens mais ricos de Belo Horizonte e sempre manteve obscuros os meios pelos quais enriqueceu tanto e tão rapidamente durante a juventude. Viúvo, projeta no filho um sucessor natural no comando de sua empreiteira, tentando fazer com que William se interesse pelos negócios e tentando controlar as relações do filho.
Demais personagens que aparecerem na trama serão apresentados após a estreia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário